1. Por quais motivos existem os pré-requisitos ?

São dois os principais motivos da existência dos pré-requisitos, a saber:

a) uma disciplina depende do conhecimento de outra pregressa, visando seu melhor aproveitamento.

Ex: para melhor aproveitamento de Cálculo II, é necessário ter cursado Cálculo I, ou para melhor aproveitamento de Otimização Combinatória, é necessário ter cursado Programação Linear.

b) alguns pré-requisitos são inseridos no curso para que o estudante tenha uma melhor construção lógica do curso, seja do ponto de vista pedagógico, seja do ponto de vista motivacional.

Ex 1. Um estudante do 10º período, que está envolvido com estágio e TCC, não possui motivação nenhuma para cursar Física III, pois esta disciplina é pra ser cursada no 4º período. Entretanto, uma grande quantidade de estudantes postergam a decisão de cursar Física III, deixando-a para cursar apenas nos últimos períodos.

Isso traz muitos transtornos dos quais se destacam:  os estudantes não possuem motivação para cursar Física III nos últimos períodos e ainda constrangem os professores destas disciplinas solicitando a eles que a disciplina seja cursada à distância, quando todo o curso é presencial.

Assim, a solução que o Colegiado vislumbra é colocar Física III como pré-requisito de algum outro componente curricular, ainda que o conhecimento desta disciplina não seja essencial para que este componente curricular seja cursado.

Ex. 2. Os estudantes são reprovados em disciplinas do início do curso e vão antecipando disciplinas do ciclo profissional para não cursarem número baixos de disciplina.

Essa situação se repetia, até 2011, e em muitos casos, os estudantes tinham praticamente acabado de cursar todas disciplinas do ciclo profissional e necessitavam cursar muitas disciplinas do ciclo básico.

Este fenômeno acabava por gerar ainda mais atrasos na integralização do curso. Sem motivação para cursar disciplinas do ciclo básico, em um momento de envolvimento com estágios e TCC, os estudantes eram reprovados e demoravam ainda mais para formar. Para sanar este problema, o Colegiado inseriu pré-requisitos que não permitissem que tal situação ocorresse. E o resultado foi positivo, visto que hoje, a média de integralização é maior que aquela até 2011.

Ademais, muitas disciplinas, ainda que não possuem necessidades de conhecimentos pregressos, são melhores aproveitadas pedagogicamente, quando cursadas, em momentos mais adiantados ao curso.