Engenharia de Produção no ICEA/UFOP

Com o intuito de contribuir para a expansão na oferta de vagas na Educação Superior Pública, a Administração Superior da UFOP iniciou em 2002, na cidade de João Monlevade, o Curso de Graduação em Engenharia de Produção, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Monlevade.

Atualmente este curso encontra-se consolidado em um ambiente composto por três outros cursos tecnológicos, a saber, bacharelado em sistemas de informação, engenharia de computação e engenharia elétrica. De igual modo, o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) onde o presente curso é oferecido, oferece diversos laboratórios, e biblioteca atualizada com diversos volumes relativos ao curso, constituindo-se como uma estrutura física e de pessoal altamente qualificada para a oferta deste curso de Engenharia de Produção.

A escolha dos cursos citados decorre de uma concordância explícita entre os interesses institucionais e as carências e necessidades de formação superior expressas pelas autoridades vinculadas à realidade local. O Curso de Engenharia de Produção é, portanto, uma demanda afinada com o perfil socioeconômico regional.

O Projeto Político Pedagógico inicial que subsidiou a implantação do Curso de Engenharia de Produção do Campus João Monlevade teve a sua concepção e elaboração seguindo as mesmas orientações do Curso de Ouro Preto, concebido como um curso de Engenharia de Produção Plena. Nesse sentido, os conteúdos curriculares, a estruturação curricular, as grades de disciplinas, as ementas, e as demais atividades previstas para a formação dos egressos foram pensadas e implementadas seguindo a nova legislação e em acordo com as diretrizes em discussão pela ABEPRO. O Projeto Pedagógico do Curso foi atualizado inserindo a curricularização da extensão conforme previsto na Resolução MEC nº 7/2018. A oferta do novo PPC do curso passa a ser ofertada para os alunos ingressos no primeiro semestre letivo de 2023 em diante.

Atualmente este curso está inserido no contexto do ICEA, que ao longo dos anos se estruturou como um instituto dedicado a dar suporte ao ensino, a pesquisa e a extensão de base tecnológica, tendo em vista o caráter dos cursos de graduação que oferece. Aliás a pesquisa científica no âmbito deste instituto ganhou, em 2019, uma nova força que é oferta do mestrado em engenharia de produção, cuja proposta é conjunta entre o ICEA e a Escola de Minas, sendo este um mestrado multi-campi.

No que tange a estrutura administrativa em que se insere presente curso de engenharia de produção, no contexto do ICEA  estão quatro departamentos, o Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (DCEA), o Decsi (Departamento de Computação e Sistemas), o Departamento e Engenharia Elétrica e Telecomunicações (DEELT), e o Departamento de Engenharia de Produção (DEENP), que abriga a maior parte dos professores que atuam no curso de engenharia de produção, ligados à área de formação profissional do curso.

Há que se citar também as atividades do Colegiado de Engenharia de Produção (COEP) que ao longo dos anos tem conduzido diversas atividades no sentido da melhoria da qualidade do curso e da formação dos alunos que nele ingressou.