O Núcleo Docente Estruturante - NDE foi instituído na Universidade Federal de Ouro Preto pela Resolução CEPE nº 4450 de 29/04/2011, em atendimento à Resolução CONAES nº 01/2010 com a finalidade de contribuir para a qualidade dos Cursos de Graduação.
O NDE não possui caráter deliberativo, devendo suas decisões serem encaminhadas ao Colegiado.
No âmbito do curso de Engenharia de Produção/ICEA, o NDE/EP foi reconstituído a partir da indicação do COEP, sendo seu marco inicial a Portaria ICEA nº 05 d09 de junho de 2019.
Segundo a Resolução CEPE nº 4450/2011, são atribuições do NDE:
“Art. 2º Nos termos da Resolução CONAES nº 01/2010, cada Núcleo Docente Estruturante terá competência acadêmica de acompanhamento e de atuação nos processos de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso e, sem prejuízo de outras atribuições complementares, deverá:
I - contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
II - zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
III - indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
IV - zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.”